AVA [2ºs]

As minhas intervenções e participações mais relevantes na unidade curricular:
 Ambientes Virtuais de Aprendizagem  2º semestre  UC: 12093 



Atividade 0

Diagnóstico de Ambientes Virtuais de Aprendizagem





Atividade 1

Introdução ao Uso de Ferramentas Web 2.0

para criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem


Selecção da ferramenta Web 2.0  
Fórum de Apoio à Atividade 2  
Fórum "Ferramenta selecionada por João Pinto" [05-04-2014]

A ferramenta que selecionei foi: delicious ou delicious

Breve ficha técnica:
  • Designação: Delicious
  • Endereço web: www.delicious.com
  • Geração web: Web 2.0
  • Género: serviço de Social bookmarks
  • Objetivos: permite arquivar, pesquisar, gerir, catalogar e partilhar endereços favoritos sobre qualquer assunto do interesse do utilizador ou de uma comunidade.
  • Tipo de registo / conta: Gratuita
  • Tipo de utilização: Gratuita 
  • Idioma: Inglês
  • Lançamento: 2003, por Joshua Schachter ()
  • Relançamento: 2011, pela AVOS Systems, (empresa dos fundadores do YouTube)
  • Outros serviços concorrentes: StumbleUpon, Digg, StumbleUpon, Tumblr, Soop, LessonPaths

Num próximo post irei justificar a minha escolha.



Descrição da ferramenta seleccionada

Fórum de Apoio à Atividade 2  
Fórum "Ferramenta selecionada por João Pinto" [05-04-2014]

Conforme prometi na mensagem anterior vou “falar-vos” do porquê da minha escolha.
Quando o Delicious foi lançado, há mais de 10 anos, ouvi falar dele mas nunca o experimentei nem o relacionei com a educação. Com o passar dos anos, soube que tinha sido comprado pela Yahoo e fiquei convencido que esta empresa tinha optado por encerrar este serviço como tem feito com muitos outros. Aliás Google também optou por descontinuar o serviço que tinha equivalente a este, o “Google Bookmarks”, que está reduzindo a umas funcionalidades residuais.
O início desta atividade levou-me a fazer algumas pesquisas e encontrei várias referências ao Delicious como ferramenta com algum potencial na colaboração e no trabalho em Equipa em ambientes de aprendizagem. Ainda não o analisei a fundo, mas acho que seja pela sua capacidade de arquivar, pesquisar, gerir, catalogar e partilhar informações que encontramos na web.
As pesquisas que efetuei até ao momento levam-me a compará-lo, por exemplo, como o Scoop.it que utilizámos na UC de PCO do 1º semestre, serviço extremamente completo mas que não é gratuito para uma utilização mais intensiva.
Recentemente, passei a utilizar o LessonPaths para o mesmo fim no âmbito do meu blog pessoal do MPeL.
Deste ontem que estou a utilizar/testar o Delicious e brevemente irei colocar aqui o relato da minha experiência e as conclusões no glossário.
Podem seguir este meu teste no meu perfil do Delicious: https://delicious.com/joaopintoua  

Atividade 2: Participação na construção de um glossário
Texto publicado no Glossário

O Delicious (www.delicious.com) é um serviço online que permite ao utilizador gerir bookmarks (endereços favoritos) sobre determinados assuntos. O objetivo é permitir criar, armazenar e partilhar estes bookmarks na Web, organizado por tags (etiquetas), em vez de o fazer no próprio browser.

É uma ferramenta com características da Web 2.0, da área do Social bookmarking que pode ser definida como a prática de guardar bookmarks de endereços web. Isto é, a prática de guardar endereços da Web para que possam ser visitados no futuro, além de poderem ser organizados e partilhados.



Aspetos positivos:

  • Registo e utilização completamente gratuitos;
  • Ferramenta livre de licenças de autor/utilização;
  • Facilidade de utilização;
  • Forma de efetuar o registo rápida e simples;
  • Facilidade de organização e de localização da informação com o recurso a tags;
  • Os conteúdos ficam armazenados na Web, acessível a partir de qualquer equipamento (PC, telemóvel, etc).
  • Grande mobilidade, dado que se pode aceder ao conteúdo em qualquer lugar com acesso à internet;
  • Disponibilidade de aplicações para outras plataformas móveis, como iphone, android, etc.
  • Integração com outros com os browser;
  • Possibilidade de partilha dos conteúdos nas redes sociais.
Potencialidades para a colaboração e trabalho em Equipa
  • Permite reunir e organizar dos conteúdos;
  • Partilha dos conhecimentos selecionado pelo utilizador;
  • Facilita o acesso, a consulta e organização da informação disponível na Web;
  • Facilita acesso aos recursos de outros utilizadores;
  • Promove a partilha do conhecimento;
  • Potencia a pesquisa de novas áreas/domínios do conhecimento;
  • Possibilita a atividade de curadoria de forma simples.
Aspetos negativos:
  • O interface demasiado simples e minimalista, com pouca informação de apoio;
  • Não funciona offline, o que obriga à existência de internet para o utilizador aceder aos conteúdos;
  • Existem poucas opções de configuração;
  • Não existe a possibilidade de gerir as tags.
  • Não permite a integração dos conteúdos guardados, em sites ou blogues do utilizador.
Verídico
O Delicious é tipicamente um serviço da web 2.0 com características de armazenamento, gestão, partilha de conteúdos. 
Tem assim grandes potencialidades para ser utilizado como ferramenta colaborativa nos processos de ensino/aprendizagem, facilitando a colaboração e trabalho em Equipa.

Comentário pessoal
Durante o período do meu ensaio ao Delicious tive oportunidade experimentar um serviço que, apesar de não costumar utilizar no meu dia-a-dia, não impediu que me sentisse confortável e motivado a faze-lo devido, principalmente, à facilidade da utilização que é proporcionada.
De realçar a existência inúmeros serviços alternativos, como por exemplo o Diigo e o xmarks, ou serviços de curadoria que também oferecem funcionalidades semelhantes, como o Soop.it e o LessonPaths, entre muitos outros. No entanto, não os considero uma verdadeira alternativa ao Delicious dado que a sua utilização gratuita é, muitas vezes restrita e limitada. Além de que estes serviços alteram as contas gratuitas no sentido de lhes limitarem funcionalidades gratuitas com o objetivo de direcionaram os utilizadores para contas pagas.
Neste sentido, o Delicious tem como mais-valia o facto de se definir a si próprio com um serviço gratuito. 
Palavras-chave: Social bookmarking, web 2.0, partilha, colaboração

Atividade 2: Participação na construção de um glossário
Análise a uma ferramenta seleccionada por um colega

Após um ensaio ao Glogster vou colocar a minha análise:
Registei-me com este perfil: http://joaoppinto.edu.glogster.com/ 
Para melhor testar a ferramenta fiz um pequeno trabalho que está disponível neste endereço: http://joaoppinto.edu.glogster.com/edit/o-meu-primeiro-glog/ 

Considerações: 
O Glogster é uma plataforma que possibilita a criação de trabalhos interativos, como se fossem “cartazes” com multimédia. Permite adicionar objetos de texto, fotos, vídeos, música, links, etc.
Ao faze-lo estamos a construir um espécie de mural sobre um determinado tema, que funciona como rede social publica ou entre alunos e professores (no sentido mais restrito).

Utilização:
Existe uma clara diferença entre os utilizadores, enquanto alunos e professores. Os primeiros podem fazer os seus trabalhos em cooperação com outros alunos e sobe orientação de professores previamente definidos. Os professores têm a possibilidade de gerirem, controlarem e integrarem os trabalhos dos alunos.
O Glogster pode ser usado para estimular o uso das redes sociais de forma mais consciente e produtiva como ferramenta de aprendizagem, aproveitamento as temáticas curriculares para a melhor assimilação dos seus conteúdos.

Vantagens
Permite construir conteúdos interativos promovendo a criatividade dos alunos; fácil utilização; incentiva a curiosidade pela pesquisa; funciona numa ambiente seguro controlado pelo professor; promove construção do conhecimento de forma colaborativa; permite a partilha dos trabalhos.

Desvantagens
É gratuito apenas por 1 mês; poucas opções de configuração da conta; está disponível apenas em inglês; obriga a que as contas dos alunos estejam relacionadas com a dos professores e as contas dos professores estejam agregadas a uma escola; a maior parte dos recursos apenas estão disponíveis na versão paga. Fiquei com a sensação que para uma boa utilização desta ferramenta necessitamos de ter uma boa ligação à internet, do tipo banda larga, que funcione mesmo como tal.

Conclusão
Na realidade o Glogster, é uma plataforma que cria um ambiente virtual para a criação de trabalhos de forma cooperativa e colaborativa. Aproveita as potencialidades das tecnologias da web 2.0 para a produção de conteúdos e sua gestão académica, permitindo a sua partilha com a comunidade. A sua utilização está indicada tanto para as instituições escolares, como para professores e alunos. 

Reflexão pessoal
Na minha opinião pessoal, o Glogster não se insere nas ferramentas que, tendencialmente, estão ao nosso dispor para ser utilizadas na educação no bom espirito dos OER(http://en.wikipedia.org/wiki/Open_educational_resources).
Uma utilização do Glogster obriga a possuir uma conta paga, o que só está acessível a algumas escolas. 

A meu ver este serviço tem a vantagem de gerar um ambiente de trabalho que não é completamente livre, mas controlado por um professor, o que dá credibilidade ao trabalho efetuado, permite que o professor controle e gira o processo de trabalho dos alunos. Isto, são características nem sempre disponíveis e que o tornam num Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com bastante interesse académico. 



Atividade 3

Comunidades, Redes e Grupos


Actividade 3 - 1ª fase
Mapa conceptual da análise à documentação disponibilizada para o efeito(1)

Mapa conceptual
Actividade 3 - 1ª fase
Elaboração dum post no blog pessoal ou no blog da Rede Social académica sobre Diferenças entre Comunidades, Redes e Grupos - síntese dos textos lidos





Atividade 4

Exploração de Ambientes Virtuais

de Aprendizagem



Google sites
Fórum de Apoio   
Fórum "Dúvida quanto à referência “GoogleSites” [08-06-2014]

A minha grande dúvida entre o Google sites e os LMS é exatamente até que ponto o Google sites permite fazer a gestão e administração do processo de ensino, além das outras características próprias de um LMS. É que, se começamos a menosprezar algumas destas características, acabamos por classificar o Google sites como uma ferramenta para criar ambientes de aprendizagem baseados na agregação de conteúdos, como um blogue, ou qualquer outro serviço que permita criar websites…. O que não é um LMS, não é ?
Esta é a ideia o teu 1º link (Use Google Sites To Build Your Own Digital Learning Hub)
Já a comunidade “Using Google Apps as a free LMS”(http://bit.ly/freelms) aborda a contribuição das aplicações da Google para a criação de LMS. Como é o caso do Google classroom (www.google.com/edu/classroom). A google possui um conjunto de aplicações, denominadas por GAFE (Google Apps For Education), o que é diferente do Google sites.
Aliás, acho que nesta comunidade como de uma forma geral, existe um pouco de confusão entre o conceito/objetivo de ambiente de aprendizagem e LMS.
Eu não sei se estou certo, mas acho que um LMS pode inclui um ambiente de aprendizagem, mas um ambiente de aprendizagem não tem que ser necessariamente um LMS.
Ou seja, contínuo confuso em relação à minha dúvida inicial.
Mas obrigado pelo ponto de vista, que nos deve aproximar do que a professora deseja.

Aliás, pelas minhas pesquisas na Internet este tema também é muito discutido enão é consensual.

Google sites, Blogger e Wordpress
Fórum de Apoio   
Fórum "Dúvida quanto à referência “GoogleSites” [08-06-2014]

Sou utilizador do Google sites há muitos anos, tanto para publicar conteúdos pessoais como profissional, e este serviço tem-se mantido, no essencial, na mesma.
Se, há alguns anos, era um boa forma de publicar conteúdos, atualmente a concorrência já apresenta ferramentas melhores em tudo e mais fáceis de utilizar.
Não acho que o Google sites seja fácil/prático de trabalhar, nem de adicionar outras aplicações/ferramentas, de forma a permitir a construção de um bom ambiente de aprendizagem, quer do ponto de vista dos “alunos” como do “professor”.
A melhor forma de fazer esta integração de aplicações/ferramentas é através de inclusão de código de programação, o que não é acessível para todos. Mesmo nos casos dos utilizadores com conhecimentos para tal acho que irão preferir utilizar outros serviços que têm evoluído muito nos últimos tempos, como é o caso do Wordpress.
Acho que a Google tem abandonado um pouco o projeto do Google sites ou nunca se preocupou em melhorar a sua atualização, usabilidade e características técnicas. Configurar um website criado no Gooogle sites é um “quebra-cabeças” e nunca podemos fazer o que realmente queremos, isto é, não é nada flexível.
Diria mais, acho que mais ano - menos ano, a Google retira o serviço como já o fez noutros casos.
Penso que, pelo que tenho observado, a estratégia da Google é concentrar os esforços de desenvolvimento no Bloogger que, frequentemente recebe atualização e novas funcionalidades. Hoje em dia o Blogger permite fazer muito mais do que blogues tradicionais. 
Mesmo assim, acho que o Wordpress está à frente. Não sendo grande utilizador do wordpress apenas o acho um pouco complicado/confuso de configurar e personalizar… mesmo este aspeto tem melhorado muito nos últimos tempos.
Concluindo, acho que o Blogger e o wordpress (que se podem comprar e são os mais conhecidos) dão mais possibilidades de criar bons ambientes de aprendizagem, ao contrário do Google sites.
Agora, quando queremos que “tudo o que é feito fica guardado numa base de dados e permite ao tutor/gestor de formação/professor saber e extrair informação acerca da utilização dos recursos que compõem um curso, ou disciplina”, como o Herculano afirma e muito bem, temos ir à procura de outro tipo de serviços/ferramentas… o que é outra “guerra”

Wordpress
Fórum de Apoio   
Fórum "Dúvida quanto à referência “GoogleSites” [08-06-2014]

O wordpress é um projeto que funciona como sistema de gestão de conteúdos (CMS), isto é, permite criar e manter, de maneira simples e robusta, todo o conteúdo de um site/blogue. Tornou-se importante, na minha opinião, por ser um projecto desenvolvido em código aberto, distribuídos sob a GNU General Public License.
Atualmente existem em 2 versões do wordpress: WordPress.org e WordPress.com
A diferença é que a versão .org é mais completa, personalizável e profissional sendo necessário fazer a o donwload do software do wordpress (100% gratuito, penso eu), instalá-lo no nosso PC e, depois do site feito, temos que fazer o alojamento num servidor (que raramente é gratuito). Isto são questões técnicas que não estão acessíveis ao comum dos utilizadores. Mas basta ter um conhecimento médio de programação web que já se consegue trabalhar. Conheço alguns Web designers, muito competentes, que só trabalham nesta versão do wordpress em vez de outros softwares de renome, e têm resultados de excelentes.
 A versão .com não necessita de alojamento num servidor, porém é restrita e não permite a integração de determinados elementos. Mas é perfeita para o trabalho dos utilizadores sem grande experiência técnica nem de programação. 
Tudo é feito e alojado na web. Ou seja funciona tal e qual o Blogger. Como o blogger também se podem adicionar vários elementos, aplicações consoante as nossas necessidades e conhecimento e é completamente gratuito.
O Learndash um software do tipo LMS, que funciona como um Plugin (pequeno programa que se adiciona a outro ou a website/blog para o completar e de dar mais funcionalidades) para ser adicionado a um website/blog criado no wordpress. Penso que pode integrar-se com as 2 versões do Wordpress. Pelo que sei, dizem coisas maravilhosas sobre o Learndash… mas, pelo que vejo é pago.


Actividade 4.a (1ª fase)
Relatório da Análise e Exploração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Versão PDF da atividade: http://1drv.ms/1nUFn3P


Actividade 4.b (2ª fase)
Decisão sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem

Versão PDF da atividade: http://1drv.ms/VshyHq


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Curadoria


A minha curadoria na UC: http://bit.ly/1jj6A0X