MRE [1ºs]

As minhas intervenções e participações mais relevantes na unidade curricular:
 Materiais e Recursos para Elearning  1º semestre 

A minha curadoria na UC:  www.scoop.it/t/materiais-e-recursos-para-elearning


Temática I
Recursos Educacionais Abertos


Open Educational Resources: Why is it important to share content?
Fórum de apoio [13-11-2013]
Este video exemplifica muito bem as potencialidades do Recurso Educacionais Abertos .
Uma definição com a qual concordo: Recursos Educacionais Abertos são conteúdos (cursos, materiais didáticos, atividades, livros, vídeos, testes) e quaisquer outras ferramentas, materiais ou técnicas utilizadas para apoiar o acesso ao conhecimento… “Partilhar o conhecimento é importante”(02:50) para dar a todos a oportunidade de aprender.
O próprio vídeo é um Recurso aberto. Além de partilhado de forma aberta também permite que seja feito o download gratuito no Vimeo.


Eu e os meus REA
Fórum de apoio [13-11-2013
Partilhá-los e cedê-los, de forma gratuita, a quem deles precisarem
Tem sido esta a minha postura há muito tempo. Também já produzi inúmeros recursos (testes, exercícios, manuais, toturiais, etc) se sempre os partilhei com os colegas… com o espírito dos Recursos Educacionais Abertos. A Internet e os espaços web de partilha vieram amplificar esta minha forma de partilhar os recursos com os outros.
Atualmente, numa das minhas atividades profissionais, fiz um site onde partilho de forma global todos os recursos que produzi para o efeito.
Confesso que é uma opção que tomei, nem sempre acertada… já encontrei outras pessoas a utilizarem os meus recursos como se fossem dos próprios
Mas, quando partilhamos algo deixamos de ser um pouco donos disso…
Acho que em Portugal não se pensa muito assim… ainda estamos a habituados a pensar pelo nosso próprio “umbigo”, a olhar para as nossas coisas, a pensar localmente…
Seremos nós que vamos mudar as mentalidades sobre os Recursos Educacionais Abertos

Os REA como ferramenta colaborativa
Fórum de apoio [17-11-2013
Na construção dos REA podem ser implementadas estratégicas inovadoras, diferentes do que nos recurso tracionais, envolvendo os alunos sua produção.
A imagem do professor como possuídor do conhecimento, que o suportava nos livros, que os escrevia no quadro e distribuís nas folhas de exercícios aos alunos está ultrapassada.
O acesso às novas tecnologias (NTIC) vieram alterar o relacionamento professor - recursos –aluno.
Agora os alunos podem participar na produção dos recursos, construindo assim os seus conhecimentos simultaneamente. Neste caso, o papel do professo transformou-se para um orientador – ajudante. Por exemplo, ferramentas como os Blogs e as Wikis, permitem que o aluno seja coautor dos recursos.
Esta estratégia de utilizar os REAs veio revolucionar os papéis dos diversos personagens dentro de uma sala de aula. A responsabilidade de disponibilizar os recursos já não é só do professor mas partilhada colaborativamente com os alunos.
Os alunos já não se limitam a serem recetores e interpretadores dos conteúdos dos recursos, mas são produtores e a sua colaboração ultrapassa as barreiras da sala de aula, amplificada pelas NTIC. Agora, um recurso produzido numa sala de aula pode ser utilizado noutra sala do outro lado no mundo, e até mesmo alterado (corrigido, atualizado, completado, etc).

A responsabilidade na construção dos REA 
Fórum de apoio [22-11-2013
Defendo para a criação colaborativa dos REA em que o aluno assume um papel ativo na sua construção.
É claro que é importante que o professor tenha o papel, além de orientador, de certificador da qualidade… que é um dos desafios que eu coloco nos REAs
Acho que os ditos “bons alunos” deverão ter um papel diferente dos alunos mais fracos… não se pode esperar que construam recursos com qualidades iguais. Mas também não se pode admitir a partilha de recursos com má qualidade ou “enganadores”. Para isto serão necessárias estratégias de trabalho e de acompanhamento diferentes, conforme cada caso.
Sempre achei que o ensino da medicina é um caso à parte em educação, pela complexidade dos temas e pela “seriedade/responsabilidade” (o que não quer dizeres que as noras áreas também não o sejam.) que temos que colocar na aprendizagem.
Os profissionais desta área têm de trabalhar com problemas extremamente complexos, tomar decisões com variáveis complexas a vários níveis, e com o grau de erro de ZERO…. nas outras áreas não é tanto assim… e tudo isto começa nas aulas e nos Recursos.


A potencialidade do trabalho colaborativo 
DISCUSSÃO - REA: O que são e para que servem? [22-11-2013
De todas as oportunidades dos REA destaco a de “trabalho colaborativo” como grande potencialidade.
De factos esta potencialidade é muitas vezes ignorada quando se fala desta questão.
Depois de ler o documento disponibilizado encima, também ele um REA, o qual refere a produção deste recurso pode “contribuir para a divulgação e a consolidação de práticas educacionais colaborativas para além dos muros das escolas” (pag. 5).
Pois ao trabalharmos na sua construção somos autores com o objetivo de partilhar com os outros os nossos conhecimentos sem outros interesses que não os da transmissão de conhecimentos.
As novas tecnologias digitais como a Web 2.0 vieram facilitar este nosso novo papel de construtores de conteúdos = REA.


Desafios dos REA: uma sintetize
DISCUSSÃO - REA: O que são e para que servem? [22-11-2013]

Sintetizando sobre os desafios mais importantes que os REA têm pela frente:

  • Sustentabilidade: questão relacionada com a produtividade e os custos financeiros inerentes à sua produção.
  • Resistência à partilha: ainda existe uma grande resistência à partilha de conteúdos por parte de todos os agentes educacionais e uma mentalidade fechada.
  • Plataformas digitais: são necessárias plataformas funcionais, seguras e credíveis para a troca de REA.
  • Qualidade: necessidade de garantir a qualidade e credibilidade dos recursos.
  • Adequação: capacidade de adaptação a diferentes necessidades e cenários educativos.
Concentrei-me principalmente mais em desafios para além das questões da autoria e da produção dos REA que sãomais conhecidas.

Actividade: Artefacto sobre a Temática I
Tema: Potencialidade e desafios dos Recursos Educacionais Abertos
Formato: Página Wiki
Endereço online: http://jp-mre-mpel.wikispaces.com/Home 

Actividade: Bibliografia anotada com dois itens sobre RE
Tema: Dois itens relevantes sobre REA
Formato: Poste no blogue do MPeL
Endereço online: http://jp-mpel.blogspot.pt/2013/12/dois-itens-relevantes-sobre-rea.html 


Temática II
Seleção e Utilização de Recursos Educacionais Abertos

Unidade I: 
Repositórios e outras fontes online de REAs. Que professores? Que práticas?

O novo papel do professor
DEBATE - Que professor fará a diferença usando REA? [20-12-2013]

De facto, o professor já não é o único possuidor do conhecimento nem o meio privilegiado para a sua distribuição.
A internet veio ocupar este papel o que obriga o professor a uma deslocação das suas funções mais tradicionais.
Numa sociedade que vive, em rede em que a cibercultura emerge e transformou o processo de aprendizagem dos indivíduos, um professor não pode ser um mero utilizador da internet sobe a pena de ver o seu papel ultrapassado.
O papel de um professor pesquisador, investigador, inovador e potenciador de transformações é o caminho permitido pela internet para todos os professores que desejam ter um papel interventivo nos novos processos de aprendizagem à volta da web 2.0
Os REA surgem assim como uma forma do professor intervir no processo de aprendizagem, retornando ao seu papel ativo na construção do conhecimento da comunidade, e de se assumir como pilar privilegiado de sinalização, orientação e partida para o encontro de novas aprendizagens.
Como Nelson Pretto defende, os REA permitem ao professor serem protagonistas na construção de novos conhecimentos “articulando os conhecimentos e saberes emergentes das populações locais com o conhecimento já estabelecido pela ciência contemporânea e pelas culturas.”


Galeria de links
Pesquisa e partilha de REA? [20-12-2013]

REA: www.forma-te.com/geral/mediateca-formacao-entrada.html
O site Forma-te, é um portal destinado a formadores das mais diversas áreas e uma das suas maiores vantagens é a “Mediateca de formação”.
Trata-se de um repositório, ao estilo dos REA, onde podemos encontrar REA dos mais variados tipos, assuntos e destinos.

REA: www.wikipedia.org
Considero a Wikipédia como excelente exemplo de repositório de REA, sobe a forma de texto, com objetivo de trabalho cooperativo e colaborativo.

REA: http://www.clube.spm.pt/
Clube de Matemática, da Sociedade Portuguesa de Matemática, contém inúmeros recursos para serem utilizados por todos, não só para promover o gosto da matemática, mas também para apoiar a construção de outros materiais na área da matemática.


Unidade II: 
O que fazer com os REAS?


Novas possibilidade da Web 2.0 na educação
DEBATE - Discussão teórica e metodológica! [26-01-2014]

As palavras chave de desenho didático interativo na educação online são "aluno, partilha, comunicação e co-criação.”
Infelizmente, existem muitos cursos online implementados a partir dos recursos tradicionais, estáticos e centrados numa “unidirecionalidade”
A Web 2.0 dá-nos novas possibilidades para o trabalho em novos mundos. Onde o professor não se restringe à produção e transmissão dos conteúdos. Onde o aluno seja convidado a participar “como co-autor do processo de comunicação e de aprendizagem.”
Um ponto que apreciei muito no artigo foi a ideia de ter em conta o “contexto sociotécnico”. É que o ambiente da aprendizagem online está inserida num contexto que favorece colaboração todos-todos.
De facto, as novas potencialidade disponibilidades da Internet (email, blog, youtube, wikipédia, Facebook, chats, e muitos outros serviços) permitem a comunicação interativa, o fortalecimento de laços sociais, a troca de competências, a sociabilização e, como é lógico, a construção colaborativa de conhecimento.




Actividade 2: Trabalho de grupo para utilização de REAs numa situação específica de aprendizagem

Grupo: Grupo "Marisa"
Membros:  Madalena Hoskzo, Rute Antunes, João Pinto, Rui Pereira, Diana Tavares

Tema: Planificação de uma aula sobre Cyberbulling utilizando REAs previamente selecionados

Endereço da Wikihttp://grupomarisa.wikispaces.com/ 



Temática III
Produção de Recursos Educacionais Abertos

Actividade 3: Elaboração de um REA online

Tema: A web semântica e a AprendizagemSubtema: Uma Wiki para abordar impacto da Web Semântica no futuro da aprendizagem
Palavras-chave: Web semântica, Futuro da aprendizagem, Educação, E-learning, learning 3.0

Formato: Página Wiki e apresentação de PowerPoint (PPT)

Plataforma de trabalho/desenvolvimento: Wikispaces e Microsoft Office PowerPoint
Licenças: Domínio público (edição e alteração, partilha, reutilização).