MPE [2ºs]

As minhas intervenções e participações mais relevantes na unidade curricular:
 Metodologia de Projetos em eLearning  2º semestre  UC: 12091 

Tema 1

Conceito de projecto


Os Projetos Educacionais 
Fórum " Conceito de projeto"  
Fórum "Os Projetos Educacionais e o E-learning"  [18-03-2014]

Começando pelo conceito de  projetos educacionais, estes “visam integrar, autonomizar e instruir os indivíduos em torno de um conjunto de valores de referência” (Miranda, 2011, p. 14)
Englobam quer a educação formal (como a disponibilizada pelas nas escolas) quer a educação não formal (obtida junto da família, a sociedade, etc.) e desenvolvem-se nos mais variados ambientes como as autarquias, as escolas, centros comunitários, centros de apoio a minorias, centros de formação, ONG’s, etc.
Um projeto educativo também é a vontade de mudar a realidade, desenvolvendo também os comportamentos dos indivíduos tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa de harmoniosa. Ultrapassa largamente o quadro escolar para definir um objeto educativo, inspirado por valores que se pretendem defender e/ou a promover. São também da responsabilidade de toda a sociedade e para eles concorrem diversos atores: a família, a sociedade, as organizações não-governamentais, as escolas, entre outros.
Quando falamos de “projetos educativos em e-learning, na minha opinião, referimo-nos um pouco à aplicação de todas estas ideias num cenário de educação a distância, nomeadamente, em e-learning.

Um exemplo de Projeto Educacional
Fórum " Conceito de projeto"  
Fórum "Os Projetos Educacionais e o E-learning"  [26-03-2014]

O projeto que escolhi "Um Saber de Experiência Feito - Aprender online" na minha opinião também cumpre o que temos estado a falar aqui no fórum.
Tem objetivos, destinatários e requisitos bem definidos e desenvolve-se no contexto educativo representado pelos ex-Centros de Novas Oportunidades.  
Visou produzir um conjunto de recursos e materiais didáticos no domínio das TIC para apoiar, orientar e ajudar os adultos que participam em processos de RVCC.
Estes recursos são disponibilizados online, materializando um portal web, o que justifica t apontado como um exemplo projetos educativos em e-learning.
Escolhi-o para o indicar na wiki, por para mim é muito especial… dado que participei como autor/produtor de alguns conteúdos e dando algum apoio/orientação à equipa.
Já agora, o projeto foi finalista do Prémio Nacional Multimédia – 2011, na categoria “educação/formação”


Tema 2

Fases do projecto


Problemas
Fórum "Grupo Verde"  
Fórum "Problemas encontrados"  [13-04-2014]

Se bem entendi o pedido, temos que indicar 3 problemas (sendo 1 educacional/pedagógico) presentes no texto.
Vou avançar com estes problemas:

  1. Baixa produtividade: acho que este problema está relacionado com a definição dos processos de trabalho, levando à necessidade de um projeto na área da gestão da produção;
  2. Identificação dos clientes com a marca: sendo uma questão que deve dar origem a um projeto na área do marketing.
  3. Atendimento aos clientes: dado que não se segue “um padrão uniforme”. Acho que este problema pode originar um projeto educacional que vise formar os funcionários no atendimento aos clientes. Prende-se assim promover uma alteração da realidade do relacionamento da empresa com os clientes

Problemas e projectos
Fórum "Grupo Verde"  
Fórum "Problemas e projetos – o desenvolvimento"  [14-04-2014]

Aqui está um desenvolvimento e a tentativa de um enquadramento teórico quanto à questão dos problemas encontrados no texto da actividade 2.

Problemas / projetos:
O presente diagnóstico identifica alguns problemas que pode ser alvo de projetos, como por exemplo:
  1. Baixa produtividade: Este problema está relacionado com a má definição dos processos de trabalho e com um “controlo sobre a produção […] deficiente”. Isto leva à necessidade do desenvolvimento de um projeto na área da gestão da produção;
  2. Identificação dos clientes com a marca: Questões como o “design e os equipamentos das lojas serem demasiado diversificados ”, que o diagnóstico aponta como responsáveis por impedirem uma maior identificação com a marca, devem dar origem a um projeto na área do marketing.
  3. Atendimento aos clientes: O facto do atendimento aos clientes não seguir “um padrão uniforme” também é apontado por dificultar que os clientes identifiquem a marca.
Quanto às “reclamações dos clientes”, o facto de estes reclamarem sobre o tempo de espera ser demasiado prolongado pode estar, à primeira vista, relacionado com a implementação dos processos de trabalho que podem não estar bem planeados. Mas, quando este problema não pode ser resolvido, como por exemplo por condicionantes de produção ou financeiras, o seu impacto pode ser contornado por via de outras áreas como no atendimento ao cliente.
Neste sentido, os funcionários deveriam ter competências para minimizar o impacto do “tempo de espera” junto dos clientes logo, também isto é um aspeto a considerar num projeto na área do atendimento aos clientes.
Embora o texto fale das reclamações, não as identifica como um problema, mas a forma como estas são geridas evita grandes problemas noutras áreas e uma reclamação bem gerida dá origem a um cliente satisfeito. Por isso seria conveniente que a “gestão de reclamações” também seja um ponto a incluir atendimento aos clientes.

Projeto educativo:
O problema do Atendimento aos clientes deve originar um projeto educacional que vise formar os funcionários no atendimento aos clientes. Pretende-se assim promover uma alteração da realidade do relacionamento da empresa com os clientes.
A caracterização deste projeto como educativo e pedagógico tem a ver com a “alteração de comportamentos, atitudes e valores experienciados” (Miranda, Cabral, 2013, pág. 22) que se pretende realizar nos funcionários.

Conclusão/Reflexão
Considerou-se que os projetos educacionais do tipo pedagógicos “assumem um carácter operatório, referem-se a situações formais de ensino e têm como objetivo desencadear situações de aprendizagem que conduzam ao sucesso educativo numa determinada área do conhecimento” (Miranda, Cabral, 2013, pág. 22).
Concluindo, existe a necessidade de intervir junto dos funcionários desta multinacional de um modo que os conduza a uma alteração positiva da realidade, ou seja o melhor funcionamento da multinacional.

Referências:Miranda, B & Cabral, P., (2012)  Projetos de Intervenção Educativa


Atividade II  (Trabalho realizado em grupo)




Tema 3

Projecto



Atividade IV  (Trabalho realizado em grupo)


Atividade V 


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Curadoria

A minha curadoria na UC: http://bit.ly/1fS1dhr