Dois itens relevantes sobre REA

UC: Materiais e Recursos para Elearning [MRE]  1º semestre

Actividade: Elaboração de uma bibliografia anotada

Introdução
Como membros da uma sociedade em rede, mercê da emergência e disseminação das novas tecnologias, devemo-nos adaptar às novas práticas educativas. Já não basta ter acesso à tecnologia mas é fundamental ter acesso aos conteúdos e estar disponível a partilhar os nossos próprios conhecimentos de forma livre com os outros.
Os Recursos Educativos Abertos são assim considerados um caminho para melhorar o acesso ao conhecimento e à educação para todos.
Seguem-se dois itens que considerei pertinentes para esta temática.

Dois itens relevantes sobre Recursos Educacionais Abertos

1) Costa, M. T. F. (2012) O uso de recursos educativos abertos (rea) como recursos didáticos: benefícios para alunos e professores. Liinc em Revista, v.8, n.2,  Rio de Janeiro, p. 402-412, disponível em http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/445/381, acedido em 09-12-2013.

REA  e a democratização do acesso aos recursos
Os Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam e, muitas vezes, com o objetivo de nivelador social. Os REA fornecem ao professor a possibilidade de adaptação destes recursos aos mais diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades específicas dos alunos. A adoção dos REA permite estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual, potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente da Web 2.0.
Atualmente, existem inúmeros recursos e materiais digitais partilhados online que podem ser classificados como REA, o que faz com que o próprio conceito vá se alargando à medida que a própria tecnologia avança com novas ferramentas o que provoca também o surgimento de novas utilizações educativas.
É importante que os diferentes agentes educativos tenham presente as potencialidades dos REA para que sejam tomadas decisões acertadas sobre como eles podem ser utilizados de forma produtiva a cada realidade e a cada cenário. Só assim é que os REA podem contribuir de forma qualitativa para aumentar o acesso ao conhecimento.

Comentário:
Podemos considerar que a democratização do acesso aos conteúdos é uma grande potencialidade dos REA, sendo fundamental numa lógica de educação acessível para todos.
Acho que, a aplicação dos REA no processo de ensino-aprendizagem possibilita empregar metodologias diferentes das tradicionais, potencia a inovação e a aplicação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação com todas as vantagens que estas trazem para a educação.  
   
2) Fernandez, A. F. e Singer, T. L.T.  (2010) Conhecimento compartilhado: recursos educacionais abertos na educação superior. Congresso Panamericano de Comunicação, disponível em http://www.ipea.gov.br/panam/pdf/GT4_Art11_Andrea.pdf, acedido em 11-12-2013.

Repositórios de recursos digitais
Constata-se que as bibliotecas e outros repositórios de recursos em suporte físico das universidades, nem sempre possuem grandes quantidades de documentos, principalmente, em condições que possam ser partilhados publicamente.
Os novos repositórios de recursos digitais, são uma forma de gerir e partilhar Recursos Educacionais Abertos (REA), e merecem uma reflexão pelas suas potencialidades na divulgação e expansão do conhecimento, assim como nas novas possibilidades que abrem para a educação a distância (EaD).
O acesso aos REA “gera uma maior autonomia dos estudantes em encontrar fontes de pesquisa”(pag. 11), característica tão importante na EaD,  logo, existindo um repositório dedicado a tal função é uma forma de garantir e controlar a sua qualidade.
Neste repositório poderiam ser publicados os trabalhos finais dos alunos dos diversos cursos de forma a motivá-los a construir sua própria aprendizagem.
Sendo as Universidades centros de desenvolvimento e inovação tecnológica é chegado o momento de transformar esta dinâmica numa prática social. Para tal é fundamental a liberdade de acesso, a facilidade de publicação e promover a reutilização do conhecimento em prol do interesse publico.

Comentário:
Penso que os espaços digitais, como plataformas, onde possam ser armazenados, geridos e partilhados REA, são uma forma de controlar a sua qualidade e dar credibilidade aos seus conteúdos, o que é indispensável para a educação superior.
As universidades têm um papel importante no incentivo da utilização do REA que se deve estender à implementação de repositórios que possibilitam o tão desejado fácil acesso aos conteúdos.

Conclusão
A utilização da Web 2.0 em larga escala por todos torna-a uma ferramenta educativa de excelência. Tem-se verificado que os alunos gostam de utilizar os REA na sala de aula, mas sobretudo gostam de criar outros recursos além de os partilharem na internet.
Os REA vieram assim promover um maior empenho e motivar o interesse para aprender fazendo e partilhando, tanto por parte dos alunos como dos professores, que alteraram a sua postura tradicional e desenvolvem a curiosidade em pesquisar e criar.

Os REA dão a oportunidade ao aluno de se tornar ativo no processo da sua aprendizagem de forma colaborativa e construtiva. 

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