Dois itens relevantes sobre PLE

UC: Processos Pedagógicos em eLearning  [PPE]  2º semestre

Temática 2 - Tarefa 1: 
Publicar uma bibliografia anotada,com 2 itens,
sobre a Personal Learning Environments (PLE).

Nota introdutória

Vivemos numa sociedade tecnológica com uma crescente facilidade no acesso à informação, aos meios de comunicação, em que os indivíduos vivem cada vez mais integrando rede virtuais. Este cenário está a promover mudanças nas metodologias para ensinar e aprender com os novos recursos tecnológicos. 
As novas ferramentas disponibilizadas na internet, nomeadamente na Web 2.0, permitem que os indivíduos participem ativamente na construção do conhecimento, pesquisem informações, interajam com amigos, contactem com especialistas, troquem impressões com profissionais, isto é, a criem o seu ambiente pessoal de aprendizagem. Na realidade, estão-se a tornar construtores do seu próprio processo de aprendizagem.

Dois itens relevantes sobre
Personal Learning Environments - PLE
1)
Titulo: Ambientes pessoais de aprendizagem: conceções e práticas
Autores: Pedro de Jesus Rodrigues, Guilhermina Lobato Miranda
Tipo: Artigo
Referência: Rodrigues, P. d., & Miranda, G. L. (2013). Ambientes pessoais de aprendizagem: conceções e práticas, RELATEC - Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, Vol.12(1), pp 23­34, disponível em http://campusvirtual.unex.es/revistas/index.php/relatec/article/view/997, consultado em 21-04-2013 

Descrição:
(Clicar para informações suplementares)
O presente documento está escrito sob a forma de um artigo de investigação acerca da definição dos Ambientes Pessoais de Aprendizagem, ou Personal Learning Environments (PLE) e pretende mostrar as várias conceções e práticas enquadradas no processo de ensino e aprendizagem.
Os autores começam por indicar que os PLEs pode promover o desenvolvimento da auto-orientação do aluno e abre caminhos para estratégias de aprendizagem para além das instituições de educação, numa dinâmica de aprendizagem ao longo da vida. Mas também estimula competências como a autonomia e a organização.
Chamam a atenção para o facto dos dados apurados pela investigação revelarem que “o perfil «digital» dos educadores é pouco compatível com as características do PLE e nem sempre estão providos da tecnologia necessária para criar um espaço de aprendizagem baseado na Web” (Rodrigues & Miranda, 2013, pág. 32), notando-se que as estruturas dos sistemas educativos não estão totalmente abertas ao desenvolvimento deste tipo de trabalhos.
Constatou-se que os educadores, participantes nos questionários de investigação, assumem ter poucas perspetivas de aplicarem os PLEs nas suas salas de aula, embora achem que o mesmo pode ser útil ao processo de aprendizagem.
Os autores concluem que os PLEs implicam uma alteração radical nas estratégias de utilização da tecnologia na educação mas também nas formas de organização da própria educação.
Neste sentido é dada uma contribuição para a promoção dos PLEs, ao sugerir-se que estes devam ser descentralizados das instituições de ensino, como um instrumento independente do ensino tradicional, mais focado nas experiências informais de aprendizagem.

Comentário:
Na minha opinião os PLE têm grandes potencialidades, tanto a nível tecnológico como pedagógico, constituindo um instrumento de aprendizagem inovador e dinâmico que se enquadra nas novas metodologias de ensino.
Mas, os sistemas de ensino atuais ainda são muito tradicionais e fechados, não aceitando facilmente algumas concessões, como a grande autonomia dada ao aluno e a sua colocação no centro do processo de aprendizagem. Talvez, seja por isso que os PLEs estão a emergir nos modelos EAD fortemente mediados pela tecnologia.
Acho que é fundamental a participação e todos os agentes educativos na promoção das boas práticas dos PLEs para que as suas potencialidades sejam corretamente aproveitadas.

2)  
Titulo: Convergências pedagógicas do uso de ferramentas da web 2.0 em AVAs: um caminho para o PLE - Personal Learning Environment
Autores: Hurika Andrade, Ana Beatriz Carvalho
Tipo: Artigo

Referência: Andrade, H., & Carvalho, A. B. (2012). Convergências pedagógicas do uso de ferramentas da web 2.0 em AVAs: um caminho para o PLE - Personal Learning Environment, 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil, disponível em http://www.nehte.com.br/simposio/anais/simposio2012.html, consultado em 22-04-2013 

Descrição:
(Clicar para informações suplementares)
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as diferentes formas de ensinar/aprender a distância, mediante as novas possibilidades oferecidas pelos ambientes da web 2.0, perspetivando os PLEs.
A variedade de recursos da Web 2.0 que podemos utilizar na aprendizagem levou emergência do conceito de Ambiente Pessoal de Aprendizagem como sendo integração dos espaços formais e informais na aprendizagem no qual os alunos têm acesso à informação numa grande variedade de fontes. Além de serem pessoais e flexíveis, são ambientes centrados no próprio aluno.
O texto sublinha que estamos perante um novo paradigma de aprendizagem, centrado no aluno, que está de acordo com o tipo de utilização que os estudantes fazem das redes sociais, dado que além de criarem as suas redes de contatos, utilizam-nas para partilharem informações e o conhecimento. Assim, o seu perfil, vai integrando novas ferramentas à medida das suas necessidades de comunicação e de desenvolvimento social.
Os autores concluem que um PLE, “forma um nó em uma rede de conteúdos, conectado a outros nós e serviços de criação de conteúdo usado por outros aprendizes”( Andrade & Carvalho, 2012, pág. 11) tornando-se uma coleção integrante de ferramentas de aprendizagem no mesmo ambiente.

Comentário:
Este documento leva-me a pensar no PLE como um sistema que se junta às redes que ajudam o aluno a controlar e a gerir a sua própria aprendizagem, segundo determinados interesses. Vejo-o como uma ponte entre a aprendizagem formal e a informal, possibilitando que os conteúdos sejam trabalhados e reutilizados conforme as necessidades de cada um.
Concordo que o PLE fortalece o novo papel do aluno face à aprendizagem em que este já não é apenas um consumidor de recursos/conteúdos mas assume uma postura mais ativa que o leva a ser o produtor do próprio conhecimento.

Reflexão pessoal

Já é consensual que a atual sociedade do conhecimento está a revindicar uma nova forma de aprender e obriga-nos a evoluir, pessoal e profissionalmente, para que possamos acompanhar a seu progresso. Assim, temos que ser responsáveis por gerir a nossa própria aprendizagem. o que implica criar uma estrutura para aceder às informações, participar nas redes sociais específicas, cooperar, aprender e ensinar. Por outras palavras, é fundamental que saibamos criar um ambiente pessoal de aprendizagem, ou PLE.
Os PLEs podem ser desenvolvidos por qualquer indíviduo, desde que tenha interesse em aprender algo, em que cada um elabora o seu próprio ambiente de aprendizagem e define o seu percurso, muitas vezes sem ter consciência de tal.

Concluo então que, através dos PLEs, os indivíduos tornam-se mais autónomos, ganham uma maior independência e capacidade de responderem às alterações que estão acontecendo na sociedade atual.

The Social Media Guide to Growing Your Personal Learning Network [clicar aqui para saber mais]